- Área: 200 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Egemen Karakaya
-
Fabricantes: AutoDesk, Bayram Yuce, Linea Rossa, SFS Floor, Trimble
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado no extremo sudoeste da Turquia, em uma pequena aldeia às margens do mar Egeu. Como em quase todas as pequenas comunidades agrícolas da região, o sustento das pouco mais de vinte famílias depende do cultivo do campo e da apicultura. Nossa cliente nasceu e cresceu na região e suas principais memórias de infância tem a ver com as montanhas e as cabras que por ali passavam.
Ela veio até nós com um sonho: construir a sua nova casa em uma pequena aldeia mediterrânea na Turquia. Seu maior desejo era uma casa tranquila, um lugar onde ela pudesse descansar e apreciar a paz. Ela tinha muitas ideais em mente assim como os materiais que imaginava utilizar na casa, esta seria uma estrutura que ela utilizaria nos finais de semana para fugir da conturbada vida na cidade, mas que no futuro, tornar-se-ia a sua residência permanente.
Nosso principal desafio foi como lidar com o terreno, uma encosta bastante íngreme e cheia de pedras. Partimos de um volume muito simples, uma estrutura prismática que seria encaixada na parte mais alta do terreno, transformando a cobertura em um deck panorâmico desde onde é possível admirar a paisagem em direção às margens do mar Egeu. Na frente norte, foi criado um pátio de acesso enquanto que junto à fachada sul, os espaços da casa se esparramam pelo terreno e se abrem para a paisagem.
Semi-encaixada no terreno, a volumetria do edifício parte de uma altura de apenas 210 cm na parte mais boreal até alcançar 420 cm na frente mais austral. Dessa forma, o volume de 25 x 8 m foi incrustado na encosta, protegendo a casa do norte e abrindo-a completamente para o sul, em direção ao mar e ao sol.
A madeira utilizada nas formas de concretagem foram posteriormente reutilizadas para construir as persianas do lado de fora da casa. Interiormente a paleta de materiais é bastante simples, reboco e gesso, paredes pintadas de branco e um piso terracota. Como inicialmente esta será uma casa de final de semana, evitamos projetar móveis para o exterior da casa, mas eles podem ser facilmente transportados para o lado de fora e trazidos para dentro quando não há ninguém em casa.
Quando a casa encontra-se vazia, as persianas são fechadas transformando a casa em uma caixa hermética. Com sua textura bruta do concreto aparente e sua altura dissimulada no terreno, a residência se revela como uma janela que se abre para a pacífica paisagem do mar Egeu, cercada por colinas, estufas e plantações.